segunda-feira, outubro 01, 2012

Do passado 5. haikais

08 de março de 2006
 

Aprendi a ler Hai Kai com Leminski e tempos li e reli o que ele escreveu... sempre formando uma cena na minha imaginação, mas a cada tempo uma cena um pouco diferente.

Haikai, comecei a procurar, têm suas regrinhas...nada fixo, ao extremo, mas que o mantenha "japonês"!

   E então achei outros nomes que me depertaram curiosidades.

   Alice Ruiz, quando a li, achei - que palavra usar??! - bom, consegui montar uma história ainda maior do que conseguia com o Leminski (ñ o desmereço de maneira alguma!) e então fuçando achei um depoimento de Alonso Alvarez que me fez gostar ainda mais dela!

    Na web do Alonso (http://www.paubrasil.com.br/olhos/) aprendi mais um tanto - e me apaixonei mais um tanto! - e achei o caqui (http://www.kakinet.com/) que me fizeram fuçar mais um pouquinho.

   Aí não resisti e fui procurar no orkut...sempre tenho achado novidades no orkut. E achei uma comunidade "Hai Kai - Brasil" (http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=161736) e consegui fazer meu primeiro Hai Kai com o tema proposto, como deve ser: "respeitar a simplicidade; evitar o "enfeite" de "termos poéticos"; captar um instante em seu núcleo de eternidade, ou melhor, um momento de transitoriedade; evitar o raciocíniio." (Alonso Alvarez - Sobre o Hai Kai - Os dez mandamentos do haikai - item IV)

...depois de anos que os leio saiu. Gostei!!
Deixarei aqui pra que fique na lembrança... ainda fresquinho!


           Lago

     Voando sozinho
Nuvens forradas de asas
     Passaram hoje


Me corrijam os que acharem necessário!
Grande abraço a todos

ps.: um pouco mais...dias atrás descubro algo interessante...Leminski e Ruiz não deixaram apenas Haikai e mais Haikai escritos, fizeram também uma história em comum, além de três filhos....será que isso tem algo com o fato de serem os dois poetas que mais me chamam a atenção???

ps2: (escrevendo em 2012) não testei as páginas citadas para saber se ainda estão ativas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário